COFIT Comité Organizador de Festivais Internacionais da ilha Terceira

Sede

João Lourenço Soares (O Vital) nasceu em 26 de Fevereiro de 1920, no lugar de Vale de Linhares, freguesia de S. Bento. Grande poeta popular, cantador de grande sensibilidade, “poeta de todas as luas” no dizer de Belarmino Ramos, seu biógrafo (João Vital - Poeta de Todas as Luas.) Faleceu em 27 de Janeiro de 1972.

No sentido de preservar o espaço onde o conhecido cantador popular terceirense “João Vital” nasceu e viveu, a Junta de Freguesia de São Bento, recuperou-se o imóvel com o intuito de então albergar o espólio de poeta tendo como exposição permanente, e de outros poetas populares da ilha Terceira, conforme os propósitos iniciais da Junta de Freguesia de São Bento.

Este projeto da autarquia de São Bento, que aliás já havia homenageado o poeta/cantador em sessão solene com o lançamento de um livro biográfico João Vital - Poeta de Todas as Luas, da autoria de Belarmino Ramos, no ano de 1993, contou com o apoio de diversas entidades públicas.

Encontrando-se o imóvel, cedido de momento pela entidade autárquica, para sede social do Comité Organizador de Festivais Internacionais da Ilha Terceira, vulgo COFIT, este nomeou uma comissão criada para o efeito de recolher todo o espólio deste poeta, de forma a completar a exposição previamente idealizada pela Junta de Freguesia de São Bento aquando da recuperação daquele imóvel, no sentido de brevemente expor a todos os que a desejam conhecer.

 

Top