COFIT Comité Organizador de Festivais Internacionais da ilha Terceira

Grupos de Folclore da Ilha Terceira

Grupo Folclórico da Casa do Povo de São Brás

Foi no ano de 1992 que nasceu o Grupo Folclórico da Casa do Povo de São Brás.

O seu aparecimento deve-se à iniciativa da direção da Casa do Povo de então, em consequência da inauguração da nova sede. Os ensaios já haviam começado ainda a sede não estava concluída. Foi sob a pressão da estreia que o grupo teve de reunir todos os utensílios e confecionar os trajes necessários para a sua primeira atuação, que coincidiu com as tradicionais festas de Verão, em honra da Senhora do Pilar (São Brás).

Entre as modas mais características da ilha Terceira destacam-se os Olhos Pretos, o Pezinho e os Bravos.

Como freguesia rural que é, os trajes dominantes são alusivos aos trabalhos do campo. O lavrador, a lavadeira, a ceifeira e o caiador são figuras emblemáticas da região. Mas, nem só de trabalho vive o homem e, por isso, os trajes de chita e domingueiro fazem também parte do guarda-roupa.

A atual direção tem procedido a recriações da tradicional matança, do cantar aos reis e dos foliões.

Aberto à comunidade, o grupo tem tido sempre a preocupação de transmitir às gerações mais novas a autenticidade das tradições, dos usos e costumes dos seus antepassados. O grupo é composto por 45 elementos, com idades compreendidas entre os 2 e os 50 anos.

O Grupo Folclórico da Casa do Povo de São Brás tem participado em algumas festas e romarias da ilha e, já se deslocou a outras ilhas do arquipélago, bem como a território continental, nomeadamente, a Ançã (Cantanhede), Joane (Vila Nova de Famalicão) e São Miguel do Milharado (Mafra).

Também participa anualmente no Festival organizado pelo COFIT.

Os principais objetivos são constituir um centro de reforços do património cultural na sua localidade e depósito de uma herança; salvaguardar o património cultural imaterial e material da comunidade que representa; gerar cultura; divulgar as tradições da região e transmitir a alegria e a beleza das suas danças e cantares tradicionais.


URL's:
Facebook

Morada:

Rua Padre Alfredo Alves Lucas São Brás
9760 Praia da Vitória

Email:
gfcpsb@sapo.pt

Vídeo


Fotografia

Top