COFIT Comité Organizador de Festivais Internacionais da ilha Terceira

Grupo Folclórico e Etnográfico de Pedro Miguel (Ilha do Faial)

Açores

A Junta de Freguesia e Casa do Povo, fundou a 23 de junho de 1977, o Grupo Folclórico da Casa do Povo de Pedro Miguel, tendo em março de 1994, sentindo vontade de se aperfeiçoar e de se afirmar, adicionou à sua denominação “Etnográfico”, como é atualmente designado.

Os seus trajes procuram testemunhar um pouco do que as pessoas da Ilha do Faial vestiam nos finais do séc. XIX, princípios do séc. XX.

Faz a sua 1ª digressão ao Continente português em 1991, nomeadamente, a Santarém, Loures e Almeirim. Posteriormente, efetuou diversas deslocações a várias regiões do Continente e 2 deslocações à Madeira, para além de ter atuado em quase todas as ilhas dos Açores, com exceção da ilha de Santa Maria.

Em 1999, o lançou um trabalho discográfico, intitulado “Manter Tradições” e em 2006 publicou o livro “Notas Soltas de uma memória coletiva”. Em 2012, edita um CD, intitulado “Ao toque da viola”.

A 21 de junho de 2014, inaugura a sua Casa Etnográfica, que se encontra aberta ao público, onde estão expostos objetos e peças recolhidas ao longo do tempo que demonstram como viviam os seus antepassados.

É considerado Instituição de Utilidade Pública desde 20 de dezembro de 2007.

 


Próximas Participações


Fotografia

Top